Sobre Elias Santos

Nasceu em Aracaju/SE no ano de 1964. Trabalha com desenhos, gravura, objetos e instalações. É também instrutor, fomentador e produtor cultural no cenário das artes visuais em Sergipe. Graduado em História pela Universidade Tirandentes. Estudou na escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia/UFBA como bolsista. Participou de oficinas de artes no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia (xilogravura, litogravura, desenho da figura humana). Entre outros cursos obteve aulas de desenho da figura humana no CCRI – Colégio Comunitário de Lincon Rhode Insland nos Estados Unidos, com o professor Roibin Wiseman. É instrutor efetivo do SENAC-SE desde 1983, onde leciona os cursos de artes desta instituição. Administra e dá aulas no Núcleo de Arte Florival Santos (desenho, xilogravura, pintura, e escultura), em parceria com a Sociedade Semear, Aracaju/SE.

Foi premiado em Salões de Arte pelo país. Fez diversas exposições individuais e participou de inúmeras coletivas. Em 2009 expôs no Museu Casa da Xilogravura em Campos do Jordão/SP. No ano de 2010 participou do livro ‘O Rei e O Baião’, com xilogravura em homenagem a Luiz Gonzaga e em 2011 fez parte da mostra ‘Xilogravura Nordestina: trajetória e evolução’ em Fortaleza/CE. Em janeiro de 2012 durante o 37º Encontro Cultural de Laranjeiras, lançou o catálogo "Ensaio sobre o cangaço: xilogravuras Elias Santos" patrocinado pelo Sebrae-SE.

Com a xilogravura foi contemplado, até o momento, em mais de oito editais de cultura, entre Funarte, Ministério da Cultura, Banco do Nordeste, realizando oficinas, exposições, intervenções e ações educativas com o intuito de fomentar e multiplicar seu conhecimento, contribuindo para a valorização desta técnica.

Em 2005 criou o projeto Gravura de Inverno com o objetivo de desenvolver ações para a difusão da arte da xilogravura pelo Estado de Sergipe, com o qual já percorreu mais de 25 municípios.

Premiado nacionalmente, foi contemplado por cinco anos consecutivos com o projeto Gravura de Inverno pelo programa BNB de Cultura. Foi contemplado pelo edital Interações Estéticas com Pontos de Cultura, por meio do projeto Samba, Coco e Gravura e pelo edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais com o projeto Gravura em Circuito. No ano seguinte pelo Prêmio de Literatura de Cordel - Patativa do Assaré (MinC) com o projeto Gravura de Inverno na Rota do Cangaço e com o Prêmio Funarte Centenário Luiz Gonzaga.

Atualmente vive e trabalha em Aracaju/SE.



 -  série Adestrados - 




- série Manipulados -
............................................................................................................................

Retratos de Xilogravura por Elias Santos


João Ribeiro - 2011


Luiz Gonzaga - 2010


Dona Iolanda - mestre do Samba de Coco da Barra dos Coqueiros/SE
2009


Florival Santos (em comemoração ao centenário de nascimento)
2007


Arthur Bispo do Rosário - 2000