quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Um passeio na cidade

Para a gravura vir a tona, o desenho surge de ideias e muita imaginação. Mas também de um passeio na cidade. Isso mesmo! Redescobrir o seu lugar, olhar com outros olhos, sua paisagem e tudo o que há em torno do espaço. Como metodologia, o artista Elias Santos, faz uma caminhada com os jovens participante em pontos principais da cidade. Para daí serem traduzidas, reinventadas na madeira. E então o que é que São Miguel tem? Vamos descobrir?!





Premiado no BNB juntamente com você!


GRAVURA DE INVERNO PREMIADO NO BNB JUNTAMENTE COM VOCÊ!
É assim o slogan do artista visual Elias Santos idealizador do projeto Gravura de Inverno, o qual é contemplado pela quinta vez no programa BNB de Cultura-BNDES. Para o artista “quem são os verdadeiros premiados, são os jovens, crianças, a comunidade por onde passa o projeto, pois todas as atividades são ofertadas gratuitamente e com elas são proporcionadas o contato com a arte, sobretudo a xilogravura, para muito deles, pela primeira vez”, afirma Elias.
Nesse ano o projeto percorrerá as cidades de São Miguel do Aleixo e Gararu. A primeira teve inicio as oficinas em 12 de novembro, e com o apoio da Prefeitura Municipal, acontece no Centro de Referencia de Assistencia Social – CRAS de São Miguel do Aleixo. Os jovens estão em processo de construção do desenho na matriz e para tal são realizados estudos de linha, estimulo ao processo criativo e um resgate da historia e de um “”novo” olhar sobre a cidade e o que os cercam. O encerramento esta previsto para 07 de dezembro de 2012.
O Gravura de Inverno foi criado em 2005 pelo artista visual Elias Santos e pela arte-educadora Silvane Azevedo, os quais possuem o objetivo de fomentar e difundir a xilogravura por todo o Estado, atingindo mais de 30 municípios sergipanos. 




sábado, 17 de novembro de 2012

São Miguel gravada na madeira

A primeira cidade aportada pelo GRAVURA DE INVERNO 2012 foi São Miguel do Aleixo. As aulas começaram no dia 12 de novembro e segue até 07 de dezembro deste ano. Inscrições feitas, agora é só madeira!
Saiba mais sobre essa cidade encantada, cheia de mistérios e muita gente bacana!



Fonte: http://www.saomigueldoaleixo.se.gov.br


A povoação de São Miguel do Aleixo, a 95 quilômetros da capital, começou a se formar nos anos 20, a partir da implantação de um comércio de secos e molhados praticamente no meio da mata. Mas o crescimento só começou a acontecer por volta de 1938, com a chegada de Domício José das Graças, homem reconhecido como o principal fundador da localidade, juntamente com Manoel Barreto Santos. O nome do município, que tem como ponto turístico a pedra da sereia, foi criado especialmente para homenagear o pai de Domício, Miguel das Graças, e o padre Aleixo. O fundador da povoação resolveu investir no crescimento, e começou a comprar terras e a convidar mais pessoas para morar no lugar.  Que passou a se chamar Lagoa do Aleixo com um tempo depois foi mudado para São Miguel do Aleixo.
São Miguel do Aleixo possui uma área territorial de 144 Km². Localiza-se no agreste sergipano e se limita ao Norte com Nossa Senhora da Glória, ao Sul com Ribeirópolis, a Leste com Nossa Senhora das Dores e a Oeste com Nossa Senhora Aparecida. Ressalta-se que Dores foi um dos municípios que já recebeu o projeto Gravura de Inverno, com isso a ida para São Miguel fortalece o pólo de produção nesta região.  
O município de Aleixo é banhado pelo rio Salgado que deságua no Rio Sergipe, sendo um dos pontos turísticos principal da cidade. Tem uma visão panorâmica de chamar a atenção dos seus visitantes, o mistério do Poço da Sereia, poço que nunca secou e a Pedra do Oratório sendo uma mistura de lenda e beleza exótica de suas paisagens naturais.  Literatura de Cordel e Queima do Judas, o Grupo de Penitentes na quaresma, são algumas de suas manifestações culturais. 
São Miguel do Aleixo está inserida no Território da cidadania Sertão Ocidental - SE segundo delimitações do Ministério da Integração Nacional - MDA.

GRAVURA DE INVERNO ESTÁ DE VOLTA!

É com muita alegria que comunicamos a todos que o Gravura de Inverno foi PREMIADO NO BNB JUNTAMENTE COM VOCÊ! O projeto dará continuidade as suas atividades pelo interior sergipano, pois foi contemplado mais uma vez pelo BNB de Cultura - Edição 2012.
Nesse ano levaremos a xilogravura para as cidades de São Miguel do Aleixo, localizada no agreste sergipano e para Gararu, no sertão sergipano, cidade ribeirinha do São Francisco.
O artista visual Elias Santos promoverá oficinas gratuitas de xilo para crianças e jovens dessas comunidades.
E como resultado serão realizadas exposições em locais públicos e intervenções na cidade para acesso à toda a população.
O Gravura de Inverno é um projeto da iniciativa do xilografo Elias Santos e da arte-educadora Silvane Azevedo os quais desde 2005 já atingiram cerca de 30 cidades sergipanas, levando sempre ações gratuitas, estimulando o contato com a arte, a criatividade e a geração de renda por meio da xilogravura.
Acompanhem!